• Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa

Programação » Sessão de Encontro com Autor

Código: P 091
Apresentação: Oral, segunda opção Pôster
Área Técnica: Prevenção de Cegueira
Categoria / Classificação: Educação em Saúde Ocular
Região onde foi realizada a pesquisa: Centro-Oeste

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO:

CONEP:

AUTOR PRINCIPAL:

CO-AUTOR(ES):

TÍTULO:
PROMOÇÃO DA SAÚDE OCULAR NA FUNDAÇÃO REGIONAL DE ASSISTÊNCIA OFTALMOLÓGICA-FRAO-BRASÍLIA-DF

OBJETIVO:
descrever o funcionamento da Fundação Regional de Assistência Oftalmológica - FRAO, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos. A FRAO tem como principal finalidade proporcionar a pessoas economicamente carentes, assistência oftalmológica de baixo custo ou gratuita, em alguns casos, que não conseguem atendimento pelo SUS.

MÉTODO:
O fluxograma consta de onze fases de um atendimento ao paciente: 1) consulta marcada por telefone, conforme o distúrbio visual descrito; 2) atendimento individualizado na recepção; 3) pré-consulta (autorrefração, tonometria non-contact e lensometria); 4) sala de espera com conforto; 5) realização das consultas em um dos três consultórios por médicos colaboradores, sendo possível realizar até 96 consultas/dia (2000/mês); 6) avaliação socioeconômica por assistente social, com cálculo do índice de carência desenvolvida pela FRAO; 7) encaminhamento para exames pré-operatórios oculares a serem realizados no Hospital Oftalmológico de Brasília-HOB; 8) planejamento da cirurgia pelos oftalmologistas colaboradores; 9) marcação da cirurgia, orientações pré e pós-operatórias, assinatura do termo de consentimento, pagamento da cirurgia a preço simbólico; 10) realização da cirurgia no HOB; 11) revisões pós-cirúrgicas e alta.

RESULTADOS:
Foram realizadas em 2012-2013, 2030 cirurgias(1493 cataratas; 490 refrativas; 4 trabeculectomias; 21 pterígios; 1 transplante de córnea;11 tratamento com Avastin; 8 aneis intra-estromais com intralaser; 2 tratamentos crosslinking).

CONCLUSÕES:
A FRAO é uma organização que combina os recursos da classe médica e da iniciativa privada a fim de proporcionar ao ser humano carente o direito à visão. Tem como instituição mantenedora o Hospital Oftalmológico de Brasília - HOB. Mostra que é possível associar um serviço de natureza filantrópica com o padrão de qualidade de uma clínica oftalmológica particular.

Realização Realização - CBO
Organização/Comercialização Secretaria Executiva - ASSESSOR Secretaria Executiva - MAIS EVENTOS
Agência Oficial Agência de Viagens - Luck Viajens
Agência Web Agência Web - Inteligência Web