• Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa

Programação » Sessão de Encontro com Autor

Código: P 090
Apresentação: Pôster
Área Técnica: Prevenção de Cegueira
Categoria / Classificação: Educação em Saúde Ocular
Região onde foi realizada a pesquisa: Sudeste

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO:

CONEP:

AUTOR PRINCIPAL:

CO-AUTOR(ES):

TÍTULO:
PROJETO TEMATICO INTERDISCIPLINAR NA REABILITAÇÃO DE ADOLESCENTES COM DEFICIENCIA VISUAL

OBJETIVO:
Descrever o desenvolvimento de um Projeto Temático realizado em um serviço universitário de reabilitação de adolescentes com baixa visão e cegueira.

MÉTODO:
Os adolescentes foram acompanhados semanalmente em atividades grupais desenvolvendo um Projeto Tematico para se atingir as demandas apresentadas. O tema escolhido pelos adolescentes foi “A volta ao mundo”, onde mostrou-se a cultura e modo de vida de diferentes países, seus repertórios históricos e culturais. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética sob o numero 486/2009.

RESULTADOS:
O grupo contou com 8 adolescentes, sendo 6 mulheres e 2 homens, media de idade de 16 anos (sd=2,32), com ensino médio. Dois adolescentes eram cegos tendo como causas Amaurose Congênita de Leber e Retinose Pigmentar. Os adolescentes com baixa visão apresentavam Glaucoma Congênito, Opacidade Corneana, Catarata congênita, Rabdomiosarcoma Parameníngeo. Os países por eles escolhidos foram Egito, Itália, México, Portugal, Israel e Continente Africano. A equipe trabalhou aspectos geográficos, políticos, culturais e gastronômicos através de atividades que exigissem a participação dos adolescentes cegos e com baixa visão, utilizando pistas auditivas, táteis e de exploração ambiental.Todos participaram do preparo e degustação de comidas típicas, da pesquisa da musica e da dança de cada pais. Para a realização destas tarefas foram utilizados recursos de tecnologia assistiva como: óculos, lupas de apoio, materiais ampliados, em relevo e texturas diferentes, com altos níveis de contraste, computadores com acesso a internet e softwares sonoros e máquina braille.

CONCLUSÕES:
O projeto Temático favoreceu a aceitação da condição visual, a expansão das relações interpessoais melhorando o desempenho acadêmico e as atividades cotidianas dos adolescentes, que reproduziram informalmente as atividades escolares no contexto do projeto.

Realização Realização - CBO
Organização/Comercialização Secretaria Executiva - ASSESSOR Secretaria Executiva - MAIS EVENTOS
Agência Oficial Agência de Viagens - Luck Viajens
Agência Web Agência Web - Inteligência Web