• Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa

Programação » Sessão de Encontro com Autor

Código: P 054
Apresentação: Pôster
Área Técnica: Glaucoma
Categoria / Classificação: Oftalmologia Cirúrgica
Região onde foi realizada a pesquisa: Nordeste

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO:

CONEP:

AUTOR PRINCIPAL:

CO-AUTOR(ES):

TÍTULO:
COMPARAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DO TUBO DE AHMED IMPLANTADO COM OU SEM SUTURA DE CONTENÇÃO

OBJETIVO:
Analisar os resultados cirúrgicos do implante do dispositivo de Ahmed com ou sem sutura de contenção entre a esclera e o tubo.

MÉTODO:
Análise de prontuários de 17 portadores de glaucoma submetidos a implante de tubo de Ahmed. 10 destes pacientes (grupo I), durante o procedimento, tiveram o tubo fixado à esclera por uma sutura em X com fio mononylon 10-0 antes de ser feito o patch escleral, e outros 7 pacientes (grupo II) não tiveram esta sutura de contenção realizada.

RESULTADOS:
Houve predominância do sexo masculino nos dois grupos. 6 (60,0%) pacientes do grupo I e 4 (57,1%) pacientes do grupo II tinham sido submetidos previamente a trabeculectomia. O diagnóstico mais freqüente no grupo I foi glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA) com falha na trabeculectomia (TREC) (50,0%) enquanto no grupo II houve predominância igual de glaucoma neovascular (GNV) (42,9%) e GPAA com falha na TREC (42,9%). Em ambos os grupos a maioria dos pacientes não teve complicações no pós-operatório (80,0% do grupo I e 66,6% no grupo II). No grupo I, a complicação encontrada foi mal posicionamento do tubo, enquanto no grupo II foram hifema e seidel. A comparação dos valores de pressão intraocular (PIO) no pré-operatório e no 1º, 7º, 15º e 30º dia pós-operatório mostrou redução em ambos os grupos. Não houve diferença dos valores de PIO entre os grupos em relação aos períodos de avaliação p=0,082.

CONCLUSÕES:
A evolução pós-operatória sem complicações cirúrgicas foi maior no grupo de pacientes submetido ao implante do tubo Ahmed com sutura (80,0% versus 66,6% no grupo sem sutura). No grupo com sutura de contenção não houve nenhum caso de hifema nem teste de seidel positivo, sugerindo que a sutura proporcione maior estabilidade da cânula na câmara anterior. No entanto, é necessária a continuidade do estudo para aumentar a amostra e o tempo de seguimento permitindo conclusão mais fidedigna.

Realização Realização - CBO
Organização/Comercialização Secretaria Executiva - ASSESSOR Secretaria Executiva - MAIS EVENTOS
Agência Oficial Agência de Viagens - Luck Viajens
Agência Web Agência Web - Inteligência Web