• Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa

Programação » Sessão de Encontro com Autor

Código: P 051
Apresentação: Pôster
Área Técnica: Glaucoma
Categoria / Classificação: Oftalmologia Clinica
Região onde foi realizada a pesquisa: Sudeste

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO:

CONEP:

AUTOR PRINCIPAL:

CO-AUTOR(ES):

TÍTULO:
AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA E SEGURANÇA DE UM DISPOSITIVO (EYEDROP®) PARA INSTILAÇÃO DE COLÍRIOS EM PACIENTES COM GLAUCOMA.

OBJETIVO:
O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia e segurança de um novo dispositivo (Eyedrop®) para instilação de colírios em pacientes com glaucoma.

MÉTODO:
Neste estudo prospectivo foram incluídos pacientes consecutivos com glaucoma e indivíduos saudáveis (com e sem experiência prévia em instilação de colírios). Após um exame oftalmológico completo e determinação de PIO basal, foi introduzido colírio hipotensor em ambos os olhos e o aplicador Eyedrop® foi disponibilizado a todos os participantes (junto com as instruções) para uso em apenas um dos olhos, escolhido de forma aleatorizada. Na segunda etapa, todos os pacientes foram reavaliados por um examinador experiente, mascarado, para determinação da PIO, investigação de efeitos colaterais associados e avaliação comparativa da facilidade de instilar o colírio (através de escala visual análoga [EVA]; de 0 a 10).

RESULTADOS:
Foram avaliados 25 participantes (idade média de 39,1±16,1 anos). Desses, 38% com prévio diagnóstico de glaucoma. Não houve diferença significativa na variação média da PIO no olho com o uso do aplicador (-4,3±3,2 mmHg) e o sem o aplicador (-3,2±2,6 mmHg; p=0.22). A nota subjetiva de facilidade da instilação do colírio foi significativamente maior com o aplicador (EVA=7.8±1,7) do que sem o mesmo (EVA=6±1,9; p=0.02), com maior frequência de avaliações positivas entre os participantes sem experiência prévia com instilação de colírios (87,5% vs 64,2%). Não foi observada diferença na frequência de efeitos colaterais entre os olhos (p=0,67).

CONCLUSÕES:
Nesse estudo piloto, foi observada uma maior facilidade na instilação do colírio hipotensor com o uso do aplicador Eyedrop® em comparação a instilação tradicional, principalmente em pacientes sem experiência prévia com instilação de colírios. Não houve perda do efeito hipotensor nem aumentou os efeitos colaterais.

Realização Realização - CBO
Organização/Comercialização Secretaria Executiva - ASSESSOR Secretaria Executiva - MAIS EVENTOS
Agência Oficial Agência de Viagens - Luck Viajens
Agência Web Agência Web - Inteligência Web