• Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa

Programação » Sessão de Encontro com Autor

Código: P 094
Apresentação: Pôster
Área Técnica: Refração
Categoria / Classificação: Educação em Saúde Ocular
Região onde foi realizada a pesquisa: Sudeste

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO:

CONEP:

AUTOR PRINCIPAL:

CO-AUTOR(ES):

TÍTULO:
PREVALÊNCIA DAS AMETROPIAS EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES NO PROGRAMA VISÃO DO FUTURO NA SANTA CASA DE SÃO PAULO

OBJETIVO:
Determinar a prevalência dos erros refrativos e anisometropias nas crianças encaminhadas a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo durante o programa Visão do Futuro no ano de 2012.

MÉTODO:
Estudo observacional do tipo transversal no qual foram examinadas 3295 crianças com idade entre 6 e 8 anos matriculadas na rede pública de ensino. Estas crianças foram previamente triadas na escola e aquelas com visão menor que 0,7 foram encaminhadas para atendimento oftalmológico. Foi considerado como anisometropia uma diferença de 2 dioptrias esféricas ou o equivalente esférico entre os dois olhos.

RESULTADOS:
Foram avaliadas 3295 crianças no total. Destas, 1524 (46%) tinham visão melhor que 0,7 e não entraram no protocolo de exame refracional. A prevalência dos erros refrativos foi de 3499 olhos (53%) em um total de 6590 olhos. Foram prescritos óculos para 1354 crianças. Sendo 72,2% de ametropias positivas, 12,6% de ametropias negativas e 13,1% de astigmatismos mistos e 0,9% emétropes. A prevalência de anisometropia configurou-se em 7,2% em relação aos pacientes submetidos a consulta oftalmológica completa. Entre os dados tivemos 43 olhos sem informações, o que corresponde a 1,3% dos pacientes atendidos.

CONCLUSÕES:
Demonstrou-se a prevalência dos principais erros refracionais encontrados em uma amostra da população na cidade de São Paulo - SP. Confirmando o potencial de impacto das campanhas no desenvolvimento da visão, gerando qualidade de vida e melhora do rendimento escolar.

Realização Realização - CBO
Organização/Comercialização Secretaria Executiva - ASSESSOR Secretaria Executiva - MAIS EVENTOS
Agência Oficial Agência de Viagens - Luck Viajens
Agência Web Agência Web - Inteligência Web