• Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa

Programação » Sessão de Encontro com Autor

Código: P 084
Apresentação: Oral, segunda opção Pôster
Área Técnica: Prevenção de Cegueira
Categoria / Classificação: Educação em Saúde Ocular
Região onde foi realizada a pesquisa: Centro-Oeste

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO:

CONEP:

AUTOR PRINCIPAL:

CO-AUTOR(ES):

TÍTULO:
CAMPANHAS DE PREVENÇÃO CONTRA A CEGUEIRA REALIZADAS PELA FUNDAÇÃO REGIONAL DE ASSISTÊNCIA OFTALMOLÓGICA - FRAO - DF

OBJETIVO:
realizar campanhas de prevenção primárias e secundárias contra a cegueira através da Fundação Regional de Assistência Oftalmológica - FRAO. Propõem-se a identificar e tratar distúrbios oculares em populações economicamente carentes do Distrito Federal, além da instrução sobre seus riscos.

MÉTODO:
O fluxograma destas campanhas compõe-se de duas etapas:1) planejamento e 2) execução. Na etapa 1, o assistente social da FRAO entra em contato com líderes comunitários. Juntos organizam e divulgam o evento, transportam funcionários e equipamentos. Na etapa 2, há palestra sobre as patologias oculares mais frequentes proferida pelo administrador ou médico da FRAO. Segue-se a distribuição de senhas para os exames. Os técnicos realizam o teste de acuidade visual com tabela de Snellen, tonometria non-contact, lensometria e autorrefração. Registram-se os resultados e é realizado o atendimento médico. Se necessário, os pacientes são orientados a marcarem consultas em outros serviços ou na própria FRAO caso queiram.

RESULTADOS:
Foram realizadas quatro campanhas até o momento: 1) Agosto/ 2013 no Banco Central do Brasil. Foram atendidas 284 funcionários das empresas terceirizadas nas áreas de serviços de limpeza, manutenção e vigilância. 2) Dezembro/ 2013 na Igreja Católica Coração de Jesus em Planaltina-DF. O evento contou com a presença aproximada de 80 pessoas, das quais 45 foram submetidas a pré-exames. 3) Fevereiro/2014 na Escola Classe 604 em Samambaia-DF, com a presença de pessoas da comunidade. 4) Março/2014 em São Sebastião-DF. O evento foi solicitado por líderes comunitários.

CONCLUSÕES:
Identificaram-se doenças oculares em grupos populacionais utilizando-se recursos humanos disponíveis e aproveitando a infra-estrutura local para fácil acesso dos pacientes. Orientou-se a população quanto às doenças oculares mais frequentes.

Realização Realização - CBO
Organização/Comercialização Secretaria Executiva - ASSESSOR Secretaria Executiva - MAIS EVENTOS
Agência Oficial Agência de Viagens - Luck Viajens
Agência Web Agência Web - Inteligência Web