• Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa

Hospedagem e Turismo » Dicas dos Presidentes

Há 15 anos Recife recebia o XXX Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Uma década e meia depois a cidade sediará o Congresso CBO 2014 - XXI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual e o II Congresso de Oftalmologia de Língua Portuguesa, a ser realizado de 3 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Esta é uma excelente oportunidade para conhecer esta região do Brasil que tanto tem se destacado no cenário nacional e internacional. Os interessados poderão aproveitar o período do pré ou pós congresso para explorar o roteiro turístico resumido, sugerido pelos presidentes do Congresso, Dra. Liana Ventura e Dr. Afonso Medeiros. Afinal, em Pernambuco é só chegar!

ARTE E CULTURA

Instituto Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma instituição cultural localizada no bairro da Várzea. Fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, está sediado em um complexo arquitetônico de estilo medieval, composto por três prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca e Galeria, circundados por um vasto parque. Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências. O Instituto abriga, ainda, um dos maiores acervos do mundo, com mais de 3.000 peças.

Oficina Francisco Brennand

A Oficina Brennand surgiu em 1971, nas ruínas de uma olaria do início do século XX. Antiga fábrica de tijolos e telhas herdada de seu pai, instalada nas terras do Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro da Várzea, a Cerâmica São João tornou-se fonte inspiradora e depositária da história do artista pernambucano. Constitui-se em um conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso.

Paço do Frevo

Recém-instalado no Bairro do Recife, é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, visando propagar sua prática para as futuras gerações. Traz um vasto universo de personalidades, histórias e memórias,
como forma de fazer experimentar o carnaval pernambucano durante o ano todo.

Teatro de Santa Isabel

Monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 31de outubro de 1949,representa o primeiro e mais expressivo exemplar de Arquitetura Neoclássica em Pernambuco e um dos mais notáveis do país. Foi idealizado pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier e é considerado por muitos como o mais belo edifício teatral do império.
Homenageando a Princesa Isabel, o teatro foi inaugurado em 18 de maio de 1850 com o drama O Pajem D’Aljubarrota, de Mendes Leal, escritor português dos mais encenados na primeira metade do século. O Teatro de Santa Isabel recebeu Dom Pedro II, Castro Alves, Tobias Barreto, Carlos Gomes, a Bailarina russa Ana Pavllowa, Procópio Ferreira, dentre outros. A arquitetura neoclássica do inicio do século XIX está agora aliada à modernidade.
A reforma fez uso da tecnologia que permitiu inovações na estrutura do Teatro e conforto para os espectadores. A arquitetura original está preservada, mas novos recursos tecnológicos foram implantados. 3355.3323 / 81 3355.3324

RECIFE ANTIGO

Rua do Bom Jesus

Coberta por paralelepípedos, é uma dessas vias que transportam o passante em uma viagem no tempo. O nome foi dado por conta de um antigo Arco do Bom Jesus, nos idos de 1850, que funcionava como uma das portas da cidade. Seu casario secular é um registro da arquitetura erguida durante o Período Holandês em Pernambuco, sendo considerada uma primeira espécie de estrutura vertical do país.
Foi chamada por muito tempo de Rua dos Judeus devido ao fato de que durante o governo do Conde Maurício de Nassau houve uma abertura a práticas religiosas diversas, incluindo a judaica. Atualmente, a Rua do Bom Jesus abriga ainda a tradicional feirinha de produtos e artesanato, aos domingos.

Sinagoga Kahal Zur Israel

A Kahal Zur Israel (Congregação Rochedo de Israel) foi a primeira das Américas. Funcionou em Pernambuco durante o período de dominação holandesa (1630 a 1657) quando emigraram para o Recife milhares de judeus sefarditas de origem portuguesa, refugiados nos Países Baixos. O material arqueológico datado do século XVII, foi, há alguns anos, identificado pelo Iphan e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como comprovação da existência e funcionamento da Congregação, foi identificada a construção de uma piscina com sete degraus - um "mikvê" - utilizada em rituais de banho de purificação. A fachada do prédio data do século XIX e, atualmente, abriga o Centro Cultural Judaico de Pernambuco.
Rua do Bom Jesus, 197/203, Recife Antigo
Fone: (81) 3224-8351

Mercado de Artesanato

Instalado no Armazém 11, ao lado do Marco Zero no Recife Antigo, o Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape) comercializa cerca de 16 mil peças de 500 artesãos de todas as regiões de Pernambuco, em uma área de 2511 metros quadrados. Auditório, área de exposições, mostra permanente de obras da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) e Bistrô & Boteco completam o centro. As lojas do ambiente projetado pelo arquiteto Carlos Augusto Lira chegam a
ocupar uma área de mil metros quadrados do centro. Consultores de venda receberam capacitação em diversas áreas como cultura popular e técnicas de comercialização para atender aos visitantes, com domínio em inglês, espanhol, francês e italiano.
Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h às 20h

FORTES DO RECIFE

Forte das Cinco Pontas

Construído em 1630 pelos holandeses, chamou-se, portanto, primeiramente, de Forte Frederico Henrique. Os portugueses, por sua vez, o chamavam de Forte das Cacimbas, já que se situava em uma área próxima às cacimbas de água potável de Ambrósio Machado, um abastado senhor de engenho. Em 1677, a fortaleza foi totalmente destruída e, depois, restaurada por Fernandes Vieira. Dessa vez, reconstruído com apenas quatro pontas. No também denominado Forte de São Tiago, por ter em seu interior uma capela dedicada a São Tiago Maior, encontra-se um monumento em homenagem a Frei Caneca, líder da Confederação do Equador. Atualmente, abriga o Museu da Cidade do Recife e o Teatro do Forte.
Forte das Cinco Pontas, s/n, São José, fone 3355.3106

Forte do Brum

O Forte do Bom Jesus, conhecido hoje como Forte do Brum, foi construído pelos donatários da capitania de Pernambuco, no século XVI. Erguido em uma posição estratégica, foi equipado com sete canhões de metais além de duas bombardas. No projeto de reconstrução, foi edicada uma capela sob a invocação de São João Batista do Brum, que determinou a sua nova denominação: Forte de São João Batista do Brum. Serviu, ainda, de abrigo aos refugiados da Revolução Pernambucana de 1817. Atualmente, funciona como um museu militar, que exibe armas, canhões e fotos da época da invasão holandesa. Abriga a Capela de São João Batista. Está aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h.

PASSEIO DE CATAMARÃ NOS RIOS

O passeio é uma das maneiras mais diferenciadas de conhecer parte da capital, totalmente cortada por canais. O City Tour aquático dura pouco mais de uma hora, percorre as ilhas do centro do Recife e permite que os passageiros vejam de ângulos diferentes alguns cartões-postais como o Marco Zero, o Parque das Esculturas de Francisco Brennand e o casario da Rua da Aurora. Ao longo da passeio, os guias contam a história da capital de Pernambuco.
Tel: (81) 3424-2845

CASA DA CULTURA

Visita obrigatória de todos os turistas que chegam ao Estado com uma variedade imensa de artesanato que vem de mais de 149 municípios. As antigas celas foram transformadas em 150 lojas de artesanato, livrarias e lanchonetes. O pátio externo foi transformado em uma área para shows e manifestações populares e folclóricas e também possui uma praça de alimentação. Abriga peças e produtos de todo o Estado, do litoral ao sertão como o barro ou cerâmica na arte gurativa de Mestre Vitalino, além de peças exclusivas em couro, confecções nas em renda renascença e galerias de artes plásticas. Em 2004, o prédio passou por uma reforma e instalação de três novos elevadores panorâmicos.

ESPAÇO CULTURAL DONA LINDU

Possui projeto arquitetônico assinado pelo renomado Oscar Niemeyer, quadra poliesportiva, pista de skate, de cooper e parque infantil. O Teatro Luiz Mendonça, que integra os atrativos do Dona Lindu, possui 587 lugares e palco reversível para a esplanada. A galeria, que homenageia a arquiteta e designer pernambucana Janete Costa, conta com uma sala principal no térreo e um mezanino. Todos os espaços prezam pela acessibilidade para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.
Informações Turísticas - Fone: (81) 3355-9844

PRAIAS

Porto de Galinhas

Localizado no Litoral Sul de Pernambuco, é um dos balneários mais badalados do país. Dentre as atividades a serem desenvolvidas, constam passeios de bicicleta, jangada, jet ski ou buggy; mergulho nas piscinas naturais, além de diversificado acervo de
lojas e restaurantes.

Praia dos Carneiros

A Praia dos Carneiros é uma praia localizada na cidade de Tamandaré. Com águas calmas e quentes praticamente durante todo o ano, está a 113 km da capital pernambucana. Tem como uma de suas principais atrações a Capela de São Benedito, construída no século XVIII, onde são realizadas cerimônias de casamento. Quem vai para Carneiros de carro só chega à praia através das estradinhas que levam aos bares mais famosos da região. O mar calmo favorece a prática de esportes náuticos.

Coroa do Avião

Coroa do Avião é uma ilhota localizada no município de Igarassu. Com aproximadamente 560 metros de extensão por 80 m de largura, é basicamente um banco de areia coberto de vegetação e algumas construções.


Realização Realização - CBO
Organização/Comercialização Secretaria Executiva - ASSESSOR Secretaria Executiva - MAIS EVENTOS
Agência Oficial Agência de Viagens - Luck Viajens
Agência Web Agência Web - Inteligência Web