• Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa

Área Científica » Trabalhos Premiados » TRIAGEM VISUAL DE LACTENTES: MEDIDA DE PROMOÇÃO À SAÚDE OCULAR.

Código: TL 027
Apresentação: Oral, segunda opção Pôster
Área Técnica: Prevenção de Cegueira
Categoria / Classificação: Educação em Saúde Ocular
Região onde foi realizada a pesquisa: Sudeste

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO:

CONEP:

AUTOR PRINCIPAL:

CO-AUTOR(ES):

TÍTULO:
TRIAGEM VISUAL DE LACTENTES: MEDIDA DE PROMOÇÃO À SAÚDE OCULAR.

OBJETIVO:
Analisar o comportamento visual de lactentes no primeiro trimestre de vida e identificar o mês mais favorável para realizar triagem visual.

MÉTODO:
Estudo analítico, prospectivo e seccional no primeiro, segundo e terceiro meses de vida de lactentes nascidos a termo e saudáveis, realizado no CEPRE/FCM/Unicamp. Para avaliar o comportamento visual dos lactentes utilizou-se o Método de Avaliação da Conduta Visual de Lactentes, que avalia as funções oculomotoras e apendiculares por meio das provas P1- fixação ocular, P2- contato de olho com o examinador, P3-sorriso como resposta ao contato social, P4-seguimento visual horizontal, P5-seguimento visual vertical, P6-exploração visual do ambiente, P7-exploração visual da mão, P8-aumento da movimentação de membros superiores ao visualizar o objeto e P9- estender o braço na direção do objeto visualizado.

RESULTADOS:
A amostra constituiu-se de 1073 lactentes (50,1% meninos, 49,9% meninas), com 688 lactentes no primeiro mês, 229 no segundo e 156 no terceiro. Foi encontrada associação entre frequência de respostas e faixa etária dos lactentes para as provas P3, P5, P7, P8 e P9. As provas P1, P2 , P4 e P6 apresentaram frequência superior a 99% no primeiro mês. Houve associação da P9 com o sexo dos lactentes. A comparação do sucesso das respostas dos lactentes na aplicação do instrumento de triagem com os meses foi significante entre primeiro e segundo e entre o primeiro e terceiro meses.

CONCLUSÕES:
Como medida de promoção da saúde ocular e detecção precoce de alterações visuais, a triagem do comportamento visual de lactentes deve ser realizada entre o segundo e terceiro meses de vida, pelas provas: P1, P2, P4, P5 e P6. Recomenda-se que seja aplicada de rotina por profissionais em Unidade Básica de Saúde, a fim de possibilitar conduta de encaminhamento a serviços de oftalmologia para investigação diagnóstica.

Realização Realização - CBO
Organização/Comercialização Secretaria Executiva - ASSESSOR Secretaria Executiva - MAIS EVENTOS
Agência Oficial Agência de Viagens - Luck Viajens
Agência Web Agência Web - Inteligência Web