• Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa
  • Imagem ilustrativa

Área Científica » Trabalhos Premiados » O USO INADEQUADO DE LENTES DE CONTATO CAUSA ALTA INCIDÊNCIA DE TRANSPLANTES DE CÓRNEA E CEGUEIRA NO ESTADO DO AMAZONAS

Código: TL 001
Apresentação: Oral, segunda opção Pôster
Área Técnica: Banco de Olhos
Categoria / Classificação: Educação em Saúde Ocular
Região onde foi realizada a pesquisa: Norte

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO:

CONEP:

AUTOR PRINCIPAL:

CO-AUTOR(ES):

TÍTULO:
O USO INADEQUADO DE LENTES DE CONTATO CAUSA ALTA INCIDÊNCIA DE TRANSPLANTES DE CÓRNEA E CEGUEIRA NO ESTADO DO AMAZONAS

OBJETIVO:
1) Demonstrar a alta incidência de transplantes de córnea causada pelo uso inadequado de lentes de contato no estado do Amazonas. 2) Alertar os oftalmologistas e a população em geral quanto à necessidade de prevenir as complicações, e até a cegueira, causadas pelo uso incorreto de lentes de contato.

MÉTODO:
Foram avaliados 848 pacientes transplantados com córneas disponibilizadas pelo Banco de Olhos do Amazonas, bem como suas fichas pós-transplantes, entre 2004 e 2012, sendo analisados quanto ao sexo, idade, lateralidade da infecção e causa dos transplantes. Para análise estatística dos resultados foram utilizados métodos paramétricos, levando-se em consideração a natureza das variáveis estudadas.

RESULTADOS:
Dos 848 (100%) pacientes transplantados, 165 (19,5%) tiveram como causa dos transplantes as infecções decorrentes do uso incorreto de lentes de contato e, destes, 133 (80,6%) tinham ente 15 e 36 anos, sem variação entre os sexos (p=0,35) e 129 (78%) usavam lentes de contato colorida “sem grau”, puramente por estética. Dois pacientes apresentaram grave infecção em ambos os olhos (por acanthamoeba), cegueira bilateral e perfuração de córnea em um dos olhos, necessitando transplante de urgência; vale ressaltar que ambos os pacientes eram usuários de lentes de contato colorida, apenas com finalidade estética.

CONCLUSÕES:
1) O uso inadequado de lentes de contato pode trazer graves consequências aos usuários, como infecções, úlceras de córnea, perfurações e até cegueira bilateral.
2) Diante da alta incidência de transplantes de córnea associado ao uso incorreto de lentes de contato, torna-se urgente a necessidade de grandes campanhas educacionais quanto aos cuidados obrigatórios com o uso das lentes de contato, sob pena de cegueira e piora da qualidade de vida da população.

Realização Realização - CBO
Organização/Comercialização Secretaria Executiva - ASSESSOR Secretaria Executiva - MAIS EVENTOS
Agência Oficial Agência de Viagens - Luck Viajens
Agência Web Agência Web - Inteligência Web